É missão da Rolinvicta proporcionar uma experiência de jogo segura para todas as pessoas independentemente da sua identidade ou expressão de género, sexualidade, aparência física/diversidade corporal, neurodivergência, idade, capacidade motora, etnia ou pertença a grupos sociais racializados, classe social, nacionalidade ou religião.
É esperado de todas as pessoas que participem na Rolinvicta que tratem com o devido respeito todas as outras pessoas participantes, parceiras, convidadas e da organização.
Assediar, importunar insistentemente e molestar seja quem for durante o evento não será tolerado.
É considerado assediar, importunar e molestar:
Participantes a quem for pedido para pararem este tipo de comportamento têm de o fazer imediatamente, sob pena de serem convidades a abandonar o evento.
Se alguma pessoa participante assediar, importunar ou molestar alguém ou ir contra outras regras estabelecidas à mesa, a situação deverá ser comunicada à organização, que estará devidamente identificada, de modo a que esta lide com a situação da melhor maneira possível.
Se quiseres denunciar uma situação, dirige-te a alguém da organização e avisa que pretendes fazer uma denúncia. Iremos fazer os possíveis para que possas falar connosco num local privado sem a presença de pessoas externas à organização, a não ser de uma pessoa da tua confiança, se assim o desejares. Ao agirmos de acordo com a tua denúncia, não te será pedido que confrontes ninguém nem iremos revelar a tua identidade.
A primeira ação que viole este código de conduta receberá um aviso. A reiteração do comportamento levará ao convite para abandonar o evento.
É pedida especial atenção aos jogos a apresentar à mesa de jogo, sendo de alta importância abordar com os jogadores os temas que podem ou não ser abordados no decorrer de cada sessão. Sugerimos também a utilização do método do X-Card, desenvolvido pelo John Stavropoulos.
A Carta X, ou X-Card, é o instrumento de segurança de jogos narrativos mais simples e fácil de se implementar. Uma carta com um grande X é colocada na mesa onde todos consigam chegar. Se alguém se sentir desconfortável, basta tocar na carta. As outras pessoas à mesa irão mudar imediatamente a cena, passar à frente ou simplesmente mudar o que está a acontecer. Não é esperado da pessoa que ativou a carta X que explique as suas razões. Se quiserem saber mais pormenorizadamente como funciona a X-Card deixamos aqui o documento, na versão inglesa, que fala sobre isso: http://tinyurl.com/x-card-rpg
Relembramos que se trata de uma convenção num espaço público, pelo que é pedido especial atenção aos mestres e facilitadores de jogo que mantenham alguma ordem a nível de violência explícita no jogo e de cariz mais erótico. Será também importante que o mestre de jogo, ao descrever a sessão, anuncie que tipo de temáticas poderão aparecer de modo a que nenhuma pessoa seja apanhada de surpresa.
Pedimos ainda aos mestres de jogo que ajudem a manter o ruído dentro de níveis aceitáveis. Estarão várias mesas a partilhar o mesmo espaço e se todos os grupos tiverem atenção e respeito poder-se-á ter aventuras divertidas sem incomodar os outros grupos.